sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A Justiça Social e a Bíblia


Já lhe ocorreu que a Bíblia fale de políticas públicas, justiça social e temas como estes?

Pretendo com o artigo de hoje, uma reflexão sobre as Cotas, o Desamparado e a Responsabilidade Individual e dos Governos para ajudar, e claro a Hermenêutica.

Observe atentamente os textos bíblicos e a argumentação teológica. Boa Leitura!

“E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha... .Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira? E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste. O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.” Rute 2:2,10-12

Existem diferentes formas de ver uma mesma história. Existem aqueles que a vêem sob o ponto de vista dos poderosos. Outros a vêem sob o ponto de vista do povo. Outros lêem sob um ponto de vista social.

O conceito de Políticas Públicas: Conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos, visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico (direitos assegurados na Constituição).

*Uma política pública pode tanto ser parte de uma política de Estado ou uma política de governo. Vale a pena entender essa diferença: uma política de Estado é toda política que independente do governo e do governante deve ser realizada porque é amparada pela constituição. Já uma política de governo pode depender da alternância de poder. Cada governo tem seus projetos, que por sua vez se transformam em políticas públicas.

No contexto de Rute, os pobres tinham permissão de apanhar o grão deixado pelos segadores, isso estava na Lei:

 “Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega. Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Levítico 19:9,10

“E, quando fizerdes a colheita da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Levítico 23:22

Deus havia estabelecido a lei de que os pobres, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros, ou não israelitas, tinham o direito de rebuscar os campos. Dessa forma, provisões eram feitas para suprir os menos favorecidos das necessidades básicas e para ensinar lições de abnegação e compaixão aos de condições privilegiadas. Além disso, os carentes tinham de trabalhar para obter o sustento, o que impedia que se tornassem meros recebedores passivos de doações de caridade. Tal estrutura social contribuía para preservar o respeito próprio e estimulava a iniciativa e o trabalho.

Não oprimirás o diarista pobre e necessitado de teus irmãos, ou de teus estrangeiros, que está na tua terra e nas tuas portas. No seu dia lhe pagarás a sua diária, e o sol não se porá sobre isso; porquanto pobre é, e sua vida depende disso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.” Deuteronômio 24:14,15

O propósito dessa lei era alimentar o pobre e prevenir os proprietários de acumulação. A lei servia como um esquema de benefício social em Israel.

O Livro de Rute, é um Manual de Sobrevivência em Tempos de Crise. É um dos dois livros da Bíblia em que uma mulher é a personagem principal – Rute, uma moabita que se casou com um hebreu, e Ester, uma judia que se casou com um rei não-judeu.

Ele descreve um período de fome que levou Elimeleque, sua mulher Noemi e sua família a saírem de Belém e se estabelecerem em Moabe. Uma Jovem moabita, chamada Rute, casou-se com um dos filhos de Elimeleque e, ao enviuvar-se, recusou-se a permanecer na sua terra natal, porque a sogra Noemi, também viúva, voltou para casa. Suas palavras: “O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (1.16), inspiraram gerações de sofredores. Um ato de bondade de um parente, Boaz, é registrado, propiciando um herdeiro para a família de Elimeleque. Boaz viria a ser um ancestral do rei Davi e também de Jesus. É significativo o fato de Rute, embora nascida pagã, fazer parte da linhagem de Cristo.

A Tipologia de Rute. Podemos acreditar que tudo isto é escrito com um sentido típico, para podermos achar na narrativa uma semelhança com o nosso Parente-Redentor, o Senhor Jesus Cristo... que se deu para remir-nos de toda iniqüidade e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras (Tt 2.14).

Boaz como Tipo de Cristo:

• Como Senhor da seara (2.2).
• Como provedor de pão (3.15).
• Como parente redentor (2.20).
• Como doador de descanso (3.1).
• Como homem de riqueza (2.1)

As verdades religiosas encontradas neste livro estão mais ligadas à vida prática que à teologia abstrata. Lealdade, amor, bondade, valor das pessoas e necessidade de compreensão mútua se destacam.

Justiça social:

1- É responsabilidade individual e não somente de governos (Tg 1.27)
2- Sua fonte é o amor de Deus, sendo que o cuidado ao desamparado é reconhecido como uma recompensa vinda do Senhor.
3- Deve atingir o homem como a uma totalidade, não se limitando às necessidades do corpo, mas cuida antes de ampliar suas relações com Deus (2.12b)

Analise a Bíblia no seu todo!

“O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Êxodo 22:21,22

“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?” 1ª João 3:17

Não podemos deixar de perceber o grande desafio da desigualdade social em nosso país, e a Bíblia é nosso manual de práticas e condutas.

As Cotas por exemplo:

“O sistema de cota se insere numa concepção de Justiça como equidade, que tem o compromisso em garantir que, metaforicamente, as condições de largada de uma corrida sejam iguais. Essa relativa igualdade nas condições para a largada na preparação direta para o mundo do trabalho é uma questão de Justiça social. E o mundo do trabalho profissional de qualidade tem a Universidade como antessala necessária.”

Portanto é preciso cotas para quem estudou a vida toda em escola pública e também como uma política de reparação para àqueles e àquelas com os quais a nação tem uma dívida.

O Conceito de Equidade aqui pretendido, revela o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. A equidade adapta a regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa.


"O homem pobre que oprime os pobres é como a chuva impetuosa, que causa a falta de alimento." Provérbios 28:3

Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.” Provérbios 19:17

A Bíblia sustenta a noção de justiça social na qual a preocupação e os cuidados são mostrados a favor dos pobres e aflitos, como estamos vendo.

 “E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.” Atos 4:33-35

A graça divina é mais vasta do que costumamos pensar...


Rodrigo Martins. Bacharel em Teologia. Professor de Hermenêutica.

Um comentário:

  1. A paz do senhor Jesus.

    Seu artigo é muito esclarecedor seu artigo.

    As vezes irmão Rodrigo Martins, ao ler um artigo como esse seu, e depois olhar, para o lado social de nossas instituições confessionais, vimos que estamos em situação muito desconfortável.

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