terça-feira, 10 de outubro de 2017

Professor: Dom ou Esforço?



Quando meus alunos e alunas elogiam minhas aulas tenho um misto de sentimentos contraditórios, primeiro fico feliz depois triste.

Explicando... É comum ouvir junto aos elogios a frase: “ah o Rodrigo tem o dom”. Então fico pensando: será que minha dedicação em preparar a aula, minha pesquisa, a preparação das telas, ou do que quero escrever no quadro, os anos de estudo e até a performance em sala não serão fruto de labor mas sim e tão somente do “místico”?

Fique comigo até o final e vamos refletir juntos!

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

No Brasil, para se tornar professor, é preciso ter um curso superior em uma área relacionada com o ensino, seja a Pedagogia, seja um curso na modalidade de licenciatura, onde se apreende os principais conceitos didáticos pedagógicos.

Qual a diferença entre talento, vocação e dom?

Vocação

A palavra “vocação” quer dizer “chamado” em latim. Já foi dito que  falar de vocação é falar de um “vulcão” que entra em erupção dentro de nós; e quando um vulcão entra em erupção, ninguém fica parado. O calor é tão intenso, que nos põe em movimento. A terra treme. Nossas convicções são abaladas. É uma Tendência que a Pessoa tem para Fazer Algo. Sente certa facilidade e gosta de lidar com aquilo

Talento

É a habilidade que podemos possuir ou não para chegar a algum lugar, cumprir nossa vocação. Talento não pode ser medido com régua, esquadro ou compasso. Talento precisa de tempo, dedicação e amor para dar frutos, e olhos sensíveis para serem reconhecidos. Por si só, os genes não nos tornam inteligentes, excelentes, rápidos, educados, deprimidos ou talentosos. Eles interagem com o ambiente para gerarem a aparência e o comportamento do indivíduo. O talento é uma conquista e não um dom.

Dom

Dádiva, presente, dote natural, capacidade, habilidade especial para algo específico. Você já Nasce com ele!

(e há que se dizer dos Dons espirituais como capacidade concedida pelo Espírito aos servos para usar em favor dos outros; Presente; Oferta).

Antes de usados os dons têm que ser descobertos e desenvolvidos, e o primeiro passo para descobri-los é conhecê-los, sua grande maioria estão divididos em três capítulos:

Romanos 12: Profecia (pregação e declaração inspirada); serviço (ministério); Ensino (comunicação de princípios bíblicos); Exortação (estímulo à fé e encorajamento); Contribuição (doação e generosidade); Liderança (autoridade, governo e administração); Misericórdia (simpatia, consolo e bondade).

I Coríntios 12: Sabedoria (conselho sábio, palavra sábia); Conhecimento (falar com propriedade); Fé (crer na intervenção divina); Cura (sarar mágoas e doenças físicas); Milagres (realização de grandes feitos); Discernimento de espíritos (percepção espiritual); Línguas (falar em línguas nunca aprendidas); Interpretação de línguas (tradução compreensiva); Profecia (pregação e declaração inspirada).

Efésios 4: Evangelista (missionário, pregador da salvação em Cristo); Pastor (ministrar ao povo de Deus); Profecia (pregação e declaração inspirada).

Os vocacionados por Deus para o ministério do ensino são por Ele chamados para edificar a Igreja de Cristo.

A palavra grega para "ensinar" é didaskalos, que significa "instruir." Por toda a Bíblia podemos ver exemplos de ensino.

Ensinar a criança no caminho, de acordo com a Bíblia, é de responsabilidade dos pais.

Na igreja o ministério de educação cristã deve dar suporte à família. Uma educação cristã relevante faz toda a diferença neste apoio. O papel do educador cristão na igreja é sem dúvida muito importante. Ele é responsável por construir junto aos estudantes um conhecimento que norteará toda sua vida. Ele também deve ser amigo, um mediador do conhecimento bíblico.

Tendo dito isso retomo a discussão do “dom x talento”: desejamos ser reconhecidos, por todos os segmentos da sociedade, como profissionais do ensino.

Ensinar passa sim pelo dom, pela vocação, mas não é só isso!

Por sua vez, esse entendimento socialmente construído (de somente o dom) e persistente traz implícito um equívoco: o de não reconhecer a existência de um conjunto de saberes indispensável ao trabalho docente que os outros que não são professores– não dominam.

Passos para se tornar um professor ou professora:

Existem inúmeras possibilidades de formação para professores. No Brasil, temos pelos menos quatro caminhos possíveis. Entenda cada um deles:

1.    Cursos superiores de Licenciatura: habilitam o profissional a atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.
2.    Curso superior de Pedagogia: forma professores para atuar na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Também habilita o profissional a atuar na gestão do sistema escolar.
3.    Normal Superior: é uma graduação superior similar à Pedagogia, também na modalidade licenciatura. Forma professores para atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
4.    Magistério: é um curso de nível médio que forma professores para atuar na educação infantil. Até pouco tempo atrás, os profissionais com magistério podiam lecionar até o quarto ano da educação fundamental. Um projeto de lei alterou essa permissão e agora é necessário buscar formação superior para continuar ensinando a essas séries.

E como acredito que cada um de nós é responsável pela construção de um referencial positivo do professor, fica nesse artigo exposto meu pensamento.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Paulo Freire

“Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.” Rubem Alves

*Quanto à imagem no início: “quadro, livros e a maçã”, minha intenção é fazer uma referência a esta como símbolo de aquisição de conhecimento à saber a expressão popular sobre:

AS TRÊS MAÇÃS QUE MUDARAM O MUNDO


Eva (primeira mulher criada por Deus), Isaac Newton (famoso cientista que viveu entre 1643 e 1727, que elaborou a teoria da lei da gravidade e 'as três leis de Newton' que ajudaram a desenvolver a mecânica clássica), e Steve Jobs ( empresário, inventor e magnata americano responsável por várias invenções usadas hoje em dia como o IPhone, Ipad e o famoso sofwtware Itunes) mudaram o mundo.

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