Quando meus alunos e
alunas elogiam minhas aulas tenho um misto de sentimentos contraditórios, primeiro
fico feliz depois triste.
Explicando... É comum
ouvir junto aos elogios a frase: “ah o Rodrigo tem o dom”. Então fico pensando:
será que minha dedicação em preparar a aula, minha pesquisa, a preparação das
telas, ou do que quero escrever no quadro, os anos de estudo e até a
performance em sala não serão fruto de labor mas sim e tão somente do “místico”?
Fique comigo até o
final e vamos refletir juntos!
A origem do dia do
professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D.
Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em
1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e
cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos
conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais
precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto
com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia
de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da
necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de
aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal
52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do
professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se
enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os
alunos e as famílias”.
No Brasil, para se
tornar professor, é preciso ter um curso superior em uma área relacionada com o
ensino, seja a Pedagogia, seja um curso na modalidade de licenciatura, onde se
apreende os principais conceitos didáticos pedagógicos.
Qual a diferença entre
talento, vocação e dom?
Vocação
A palavra “vocação”
quer dizer “chamado” em latim. Já foi dito que falar de vocação é falar de um “vulcão” que
entra em erupção dentro de nós; e quando um vulcão entra em erupção, ninguém
fica parado. O calor é tão intenso, que nos põe em movimento. A terra treme.
Nossas convicções são abaladas. É uma Tendência que a Pessoa tem para Fazer
Algo. Sente certa facilidade e gosta de lidar com aquilo
Talento
É a habilidade que
podemos possuir ou não para chegar a algum lugar, cumprir nossa vocação. Talento
não pode ser medido com régua, esquadro ou compasso. Talento precisa de tempo,
dedicação e amor para dar frutos, e olhos sensíveis para serem reconhecidos. Por
si só, os genes não nos tornam inteligentes, excelentes, rápidos, educados,
deprimidos ou talentosos. Eles interagem com o ambiente para gerarem a
aparência e o comportamento do indivíduo. O talento é uma conquista e não um
dom.
Dom
Dádiva, presente, dote
natural, capacidade, habilidade especial para algo específico. Você já Nasce
com ele!
(e há que se dizer dos
Dons espirituais como capacidade concedida pelo Espírito aos servos para usar
em favor dos outros; Presente; Oferta).
Antes de usados os dons
têm que ser descobertos e desenvolvidos, e o primeiro passo para descobri-los é
conhecê-los, sua grande maioria estão divididos em três capítulos:
Romanos 12: Profecia
(pregação e declaração inspirada); serviço (ministério); Ensino (comunicação de
princípios bíblicos); Exortação (estímulo à fé e encorajamento); Contribuição
(doação e generosidade); Liderança (autoridade, governo e administração);
Misericórdia (simpatia, consolo e bondade).
I Coríntios 12:
Sabedoria (conselho sábio, palavra sábia); Conhecimento (falar com
propriedade); Fé (crer na intervenção divina); Cura (sarar mágoas e doenças
físicas); Milagres (realização de grandes feitos); Discernimento de espíritos
(percepção espiritual); Línguas (falar em línguas nunca aprendidas);
Interpretação de línguas (tradução compreensiva); Profecia (pregação e
declaração inspirada).
Efésios 4: Evangelista
(missionário, pregador da salvação em Cristo); Pastor (ministrar ao povo de
Deus); Profecia (pregação e declaração inspirada).
Os vocacionados por
Deus para o ministério do ensino são por Ele chamados para edificar a Igreja de
Cristo.
A palavra grega para
"ensinar" é didaskalos, que significa "instruir." Por toda
a Bíblia podemos ver exemplos de ensino.
Ensinar a criança no
caminho, de acordo com a Bíblia, é de responsabilidade dos pais.
Na igreja o ministério
de educação cristã deve dar suporte à família. Uma educação cristã relevante
faz toda a diferença neste apoio. O papel do educador cristão na igreja é sem
dúvida muito importante. Ele é responsável por construir junto aos estudantes
um conhecimento que norteará toda sua vida. Ele também deve ser amigo, um
mediador do conhecimento bíblico.
Tendo dito isso retomo a
discussão do “dom x talento”: desejamos ser reconhecidos, por todos os
segmentos da sociedade, como profissionais do ensino.
Ensinar passa sim pelo
dom, pela vocação, mas não é só isso!
Por sua vez, esse
entendimento socialmente construído (de somente o dom) e persistente traz
implícito um equívoco: o de não reconhecer a existência de um conjunto de
saberes indispensável ao trabalho docente que os outros que não são
professores– não dominam.
Passos para se tornar
um professor ou professora:
Existem inúmeras
possibilidades de formação para professores. No Brasil, temos pelos menos
quatro caminhos possíveis. Entenda cada um deles:
1. Cursos superiores de Licenciatura:
habilitam o profissional a atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e
Médio.
2. Curso superior de Pedagogia: forma
professores para atuar na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.
Também habilita o profissional a atuar na gestão do sistema escolar.
3. Normal Superior: é uma graduação superior
similar à Pedagogia, também na modalidade licenciatura. Forma professores para
atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
4. Magistério: é um curso de nível médio que
forma professores para atuar na educação infantil. Até pouco tempo atrás, os
profissionais com magistério podiam lecionar até o quarto ano da educação
fundamental. Um projeto de lei alterou essa permissão e agora é necessário
buscar formação superior para continuar ensinando a essas séries.
E como acredito que cada
um de nós é responsável pela construção de um referencial positivo do
professor, fica nesse artigo exposto meu pensamento.
“Ninguém educa ninguém,
ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo
mundo.” Paulo Freire
*Quanto à imagem no
início: “quadro, livros e a maçã”, minha intenção é fazer uma referência a esta
como símbolo de aquisição de conhecimento à saber a expressão popular sobre:
AS TRÊS MAÇÃS QUE
MUDARAM O MUNDO
Eva (primeira mulher criada
por Deus), Isaac Newton (famoso cientista que viveu entre 1643 e 1727, que
elaborou a teoria da lei da gravidade e 'as três leis de Newton' que ajudaram a
desenvolver a mecânica clássica), e Steve Jobs ( empresário, inventor e magnata
americano responsável por várias invenções usadas hoje em dia como o IPhone,
Ipad e o famoso sofwtware Itunes) mudaram o mundo.
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